Hábito da Leitura
Ler quer
dizer pensar com uma cabeça alheia, em lugar da própria.
- Arthur
Schopenhauer
Bom Dia caros
leitores, hoje nosso assunto é o mais importante de todos: o “Hábito da leitura”
Falar de leitura de livros nos dias em que vivemos é muito
complicado, pois as crianças hoje são embaladas pela onda da tecnologia que
oferece coisas extraordinárias aos olhos humanos. Uma série de opções é
apresentada a elas com a permissão dos pais e professores. Como por exemplo,
temos os videogames, desenhos animados, computadores, internet, DVDs, jogos,
filmes, etc.
Mas a escola tem a responsabilidade de
ensinar a criança a ler e também despertar - lhe o gosto pela leitura. Esta é
uma tarefa difícil, mas não impossível. Muitas vezes além de toda essa
tecnologia, temos também os principais responsáveis pela pouca vontade de ler
dos aluno que sãos as atividades escolares como: preencher fichas de
interpretação, fazer resenhas, responder questionários ou , ainda, preparar-se
para uma prova.
A leitura é muito importante, pois além
de ser o veículo eficaz contínuo de aprendizagem, também auxilia o
desenvolvimento harmonioso da personalidade. É um instrumento de educação,
proporciona condições de formar espíritos críticos, e é uma fonte de
crescimento interior. Ler não é apenas instruir, mas divertir e enriquecer.
“A leitura só se implanta se estiver
associada ao prazer, à arte, de modo que o receptor sinta – se envolvido e
motivado por ela, tendo também contato com as formas de comunicação mais
elaboradas que caracterizam a arte em geral” (Glória Maria).Pensamento: QUEM LÊ... ...Sabe Mais...Pensa Melhor...Compara Idéias...Prepara-se Melhor...Tem o que Falar...Tem o que Responder...Fundamenta Suas Opiniões...Aumenta sua Compreensão...Melhora o Vocabulário...Tem mais Chances...Absorve Experiência...Sabe o que Está Acontecendo O que o hábito da
leitura pode fazer? a) Ampliar os horizontes;b) Desenvolver o espírito
investigativo;c) Estimular a criatividaded)Contribuir na construção de bons
modelos;e) Favorecer a autonomia de pensamento,
a auto - crítica e o senso de julgamento. O que se pode fazer
para incentivar a leitura? 1) Realizar a hora do contoOs livros desenvolvem a imaginação, a
criatividade, objetivando o contato com a literatura.
A partir de histórias
simples, a criança começa a reconhecer e interpretar sua experiência da vida
real. A hora de curtir um livro juntos é a hora de partilhar. O importante é
que nessa hora não haja pressa, contando ou lendo tudo de uma só vez. É preciso
respeitar as pausas, perguntas e comentários naturais que a história possa
despertar, tanto em quem lê quanto quem ouve. O objetivo da hora do conto é a
familiarização com a literatura, mostrando-a como entretenimento. Até os alunos
menos amigos dos livros sentem – se encantados com essa atividade porque, para
eles, ouvir é muito mais fácil do que ler, e o narrador, com as modulações da
voz e as expressões faciais, ajuda a tornar os significados mais compreensíveis,
mais interessantes as situações e os personagens.
Estratégias de
Leitura Recreativas Textos recreativos para crianças não –
alfabetizadas: - Permite que a criança tenha contato
com livros, mesmo que não tenha idade para ler.- Escute com carinho e paciência as
histórias que elas contam.- Incentive – as a falar e a se
expressar, sem imita-la.- Conte história para elas.- Leia histórias em voz alta com
bastante freqüência.- Dê livros de presente a elas.- Leve – as a participar de eventos
culturais: feira de livros, teatro, etc.- Estimule visitas às bibliotecas. Textos recreativos
para crianças alfabetizadas – 1ª a 4ª série: - Dê livre escolha às crianças, no que
diz respeito à leitura recreativa.- Procure incentiva - las sempre a ler.- Fale a respeito de livros e
escritores com as crianças.- Faça murais sobre livros e autores
bem conceituados.
Faça exposições de livros novos na
biblioteca.- Não cobre jamais uma leitura
recreativa.- Faça com que seu mundo e o da criança
gire em torno de informações, livros, jornais,TV, etc.- Leia juntamente com os alunos, os
mesmos livros. Após a leitura, faça comentários sobre a obra. A fala, a audição
e a socialização estarão sendo ativadas. A Escolha dos livros Existem inúmeros guias de leituras,
noticiários, boletins informativos e catálogos de literatura infanto – juvenil,
que devem ser selecionados com atenção, diferenciando da literatura de consumo
que não possui comprometimentos maiores com a realidade da criança. A literatura infantil deve ter a função
básica de estimular na criança todas as potencialidades latentes em seus seres
e umas linguagens adequadas a criança.
Todo o cuidado é pouco na escolha do
livro. Note o que Ellen White escreveu: “À crianças deve ensinar – se a
rejeitar os contos levianos, excitantes, e volver à leitura sensata que levara´
o espírito a ter interesse na narração, história e argumentação da Bíblia. Verso Bíblico:
“Ensine a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se
desviará dele.” Prov.22:6.
O segredo é transformar esses supostos impedimentos em
motivos para colocar a leitura na pauta do dia a dia. Ler pode ser, por
exemplo, o jeito mais divertido de encurtar o trajeto entre a casa e o
trabalho, ou de enfrentar uma longa fila no banco. E, quanto mais próximos os
livros estiverem, melhor. Tanto faz se a biblioteca fica numa casa da
vizinhança, no caminho para o serviço ou no próprio ambiente de trabalho.
Segundo Dr Dráuzio Varella a leitura é um hábito que se cria, acompanhe em nosso Link a seguinte questão abordada.
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