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sexta-feira, 25 de abril de 2014

Hábito da Leitura


Ler quer dizer pensar com uma cabeça alheia, em lugar da própria.
- Arthur Schopenhauer
 

Bom Dia caros leitores, hoje nosso assunto é o mais importante de todos: o “Hábito da leitura”

 Falar de leitura de livros nos dias em que vivemos é muito complicado, pois as crianças hoje são embaladas pela onda da tecnologia que oferece coisas extraordinárias aos olhos humanos. Uma série de opções é apresentada a elas com a permissão dos pais e professores. Como por exemplo, temos os videogames, desenhos animados, computadores, internet, DVDs, jogos, filmes, etc. 

Mas a escola tem a responsabilidade de ensinar a criança a ler e também despertar - lhe o gosto pela leitura. Esta é uma tarefa difícil, mas não impossível. Muitas vezes além de toda essa tecnologia, temos também os principais responsáveis pela pouca vontade de ler dos aluno que sãos as atividades escolares como: preencher fichas de interpretação, fazer resenhas, responder questionários ou , ainda, preparar-se para uma prova. 

A leitura é muito importante, pois além de ser o veículo eficaz contínuo de aprendizagem, também auxilia o desenvolvimento harmonioso da personalidade. É um instrumento de educação, proporciona condições de formar espíritos críticos, e é uma fonte de crescimento interior. Ler não é apenas instruir, mas divertir e enriquecer. 

“A leitura só se implanta se estiver associada ao prazer, à arte, de modo que o receptor sinta – se envolvido e motivado por ela, tendo também contato com as formas de comunicação mais elaboradas que caracterizam a arte em geral” (Glória Maria).Pensamento: QUEM LÊ... ...Sabe Mais...Pensa Melhor...Compara Idéias...Prepara-se Melhor...Tem o que Falar...Tem o que Responder...Fundamenta Suas Opiniões...Aumenta sua Compreensão...Melhora o Vocabulário...Tem mais Chances...Absorve Experiência...Sabe o que Está Acontecendo O que o hábito da leitura pode fazer? a) Ampliar os horizontes;b) Desenvolver o espírito investigativo;c) Estimular a criatividaded)Contribuir na construção de bons modelos;e) Favorecer a autonomia de pensamento, a auto - crítica e o senso de julgamento. O que se pode fazer para incentivar a leitura? 1) Realizar a hora do contoOs livros desenvolvem a imaginação, a criatividade, objetivando o contato com a literatura. 

A partir de histórias simples, a criança começa a reconhecer e interpretar sua experiência da vida real. A hora de curtir um livro juntos é a hora de partilhar. O importante é que nessa hora não haja pressa, contando ou lendo tudo de uma só vez. É preciso respeitar as pausas, perguntas e comentários naturais que a história possa despertar, tanto em quem lê quanto quem ouve. O objetivo da hora do conto é a familiarização com a literatura, mostrando-a como entretenimento. Até os alunos menos amigos dos livros sentem – se encantados com essa atividade porque, para eles, ouvir é muito mais fácil do que ler, e o narrador, com as modulações da voz e as expressões faciais, ajuda a tornar os significados mais compreensíveis, mais interessantes as situações e os personagens. 

Estratégias de Leitura Recreativas Textos recreativos para crianças não – alfabetizadas: - Permite que a criança tenha contato com livros, mesmo que não tenha idade para ler.- Escute com carinho e paciência as histórias que elas contam.- Incentive – as a falar e a se expressar, sem imita-la.- Conte história para elas.- Leia histórias em voz alta com bastante freqüência.- Dê livros de presente a elas.- Leve – as a participar de eventos culturais: feira de livros, teatro, etc.- Estimule visitas às bibliotecas. Textos recreativos para crianças alfabetizadas – 1ª a 4ª série: - Dê livre escolha às crianças, no que diz respeito à leitura recreativa.- Procure incentiva - las sempre a ler.- Fale a respeito de livros e escritores com as crianças.- Faça murais sobre livros e autores bem conceituados. 

Faça exposições de livros novos na biblioteca.- Não cobre jamais uma leitura recreativa.- Faça com que seu mundo e o da criança gire em torno de informações, livros, jornais,TV, etc.- Leia juntamente com os alunos, os mesmos livros. Após a leitura, faça comentários sobre a obra. A fala, a audição e a socialização estarão sendo ativadas. A Escolha dos livros Existem inúmeros guias de leituras, noticiários, boletins informativos e catálogos de literatura infanto – juvenil, que devem ser selecionados com atenção, diferenciando da literatura de consumo que não possui comprometimentos maiores com a realidade da criança. A literatura infantil deve ter a função básica de estimular na criança todas as potencialidades latentes em seus seres e umas linguagens adequadas a criança. 

Todo o cuidado é pouco na escolha do livro. Note o que Ellen White escreveu: “À crianças deve ensinar – se a rejeitar os contos levianos, excitantes, e volver à leitura sensata que levara´ o espírito a ter interesse na narração, história e argumentação da Bíblia. Verso Bíblico: “Ensine a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” Prov.22:6.

O segredo é transformar esses supostos impedimentos em motivos para colocar a leitura na pauta do dia a dia. Ler pode ser, por exemplo, o jeito mais divertido de encurtar o trajeto entre a casa e o trabalho, ou de enfrentar uma longa fila no banco. E, quanto mais próximos os livros estiverem, melhor. Tanto faz se a biblioteca fica numa casa da vizinhança, no caminho para o serviço ou no próprio ambiente de trabalho.


Segundo Dr Dráuzio Varella a leitura é um hábito que se cria, acompanhe em nosso Link a seguinte questão abordada. 

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