Pages

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Dan Brown - Anjos e Demônios



Anjos e Demônios


Anjos e Demônios de Dan Brown apresentam-nos a personagem de Robert Langdon, professor de iconologia religiosa e história da arte na Universidade de Harvard. À medida que os acontecimentos se desenrolam, ele é acordado por um telefonema de Maximilian Kohler, o director do CERN, o maior centro de investigação científica do mundo situado em Génova, Suíça. Um dos seus maiores físicos fora assassinado e tinha a palavra "Illuminati" marcada no peito. Como Langdon é um perito na antiga sociedade secreta conhecida comoIlluminati, é-lhe pedida ajuda na resolução deste assassinato. O avião ultramoderno X-33 transporta Lagdon de Massachusetts até à Suíça em pouco mais de uma hora.

A vítima assassinada é Leonardo Vetra que, além de ser um dos principais físicos do mundo, é também um padre Católico. Ele é um padre que adotou uma filha, Vittoria, que é também cientista no CERN. Isto era a maior suspensão de descrença para mim, um homem que é padre, pai e um físico de topo, mas aceitar isto é abrir caminho para desenrolá-lo da história. Vetra e a sua filha estavam a usar o maior acelerador de partículas do mundo para criar antimatéria para depois a reterem em vasilhas para que esta não interagisse com a matéria.    Se uma vasilha for retirada do sistema elétrico que mantém a matéria e antimatéria separadas são acionadas baterias de substituição durante 24 horas. Quando às 24 horas expirarem, ambas colidirão provocando uma explosão instantânea com uma força poderosa, sem precedentes. Leonardo Vetra criou a antimatéria para simular o Big Ben. Do seu ponto de vista, isto provaria que Deus existe, sendo capaz de criar nova matéria e antimatéria da mesma forma que Deus criou o universo. No entanto, o assassinato de Vetra permite que uma das vasilhas seja roubada. A dúvida sobre a identidade do ladrão e o destino que dará ao recipiente será esclarecida em breve.

Tal como o Código da Vinci, Langdon percebe o suficiente sobre cada mistério para ir à procura das peças necessárias para resolver cada puzzle, que o leva ao próximo. Vittoria é bonita, forte e determinada em vingar a morte do pai e evitar que a vasilha exploda. Ambos estão constantemente uns passos atrás da Illuminati e, uma vez que se torna claro que a Guarda Suíça e a Cidade do Vaticano foram penetradas pela sociedade antiga, eles não sabem em quem confiar. Isto os leva até igrejas, fontes, criptas, passagens esquecidas ou secretas e catacumbas. A morte espreita-os em cada esquina, de uma forma ou de outra.

Nenhum comentário :

Postar um comentário